segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IV TORNEIO .COM MAPA: ETAPA DA SERRADELA FOI MAIS UM SUCESSO




Prosseguiu na manhã do passado sábado o IV Torneio .ComMapa. Sob as boas graças de S. Pedro, mais uma excelente jornada de competição e convívio, no ambiente puro e agreste da Serra da Cabreira, ao encontro daquilo que a Orientação tem de melhor.


Local de eleição para as mais variadas actividades do Clube de Orientação do Minho, a Serra da Cabreira voltou a ser palco duma etapa do IV Torneio .ComMapa, no caso concreto a quinta. A manhã de autêntica Primavera chamou ao Campo de Tiro da Serradela, em Vieira do Minho, um total de 104 participantes, distribuídos equitativamente pelos dois escalões em prova. Destes, praticamente metade marcou presença em representação da Escola Básica c/ Secundário de Vieira do Minho, Agrupamento de Escolas de Maximinos, Secundária Carlos Amarante e EB 2,3 de Rio Caldo, dando nota da importância do evento no desenvolvimento das actividades ao nível do Desporto Escolar nesta região.

Director da Prova e Traçador de Percursos, José Fernandes (.COM) foi o vencedor do escalão Desenvolvimento (4,7 km, 17 pontos de controlo), com o tempo de 35.31. Joaquim Sousa (COC) com 40.59 e Vítor Dantas Ribeiro (Individual) com 46.15, classificaram-se nas posições imediatas. Elisabete Carvalho (Individual) foi a melhor atleta feminina na 15ª posição com 1.03.58. Quanto ao escalão Iniciação (1,9 km, 9 pontos de controlo), foi quase integralmente dominado pelos atletas do Desporto Escolar, com Samuel Vieira e Luís Miguel Arantes, ambos da EBS Vieira do Minho, a ocuparam os dois primeiros lugares com apenas um segundo de diferença entre ambos (19.01 para Samuel Vieira contra 19.02 de Luís Miguel Arantes). O terceiro lugar coube a Pedro Silva (AE Maximinos), com 19.18. Valerá a pena acrescentar que estes três atletas pertencem à Escola de Orientação do Minho, Secção do Clube de Orientação do Minho cuja área de actuação incide de forma particularmente activa no Desporto Escolar, fazendo de forma exemplar a necessária ponte para o Desporto Federado.


Conseguimos concretizar bem os nossos objectivos

Ao encontro de José Fernandes, um dos “históricos” do emblema de Lamaçães e responsável número 1 pela actividade, o Orientovar recolheu as seguintes impressões: “Numa prova sem qualquer carácter competitivo tivemos mais de uma centena de entusiásticos participantes de diversas escolas da região, do Regimento de Cavalaria nº 6, alguns individuais, alguns espanhóis - que cada vez mais começam a ser presença habitual - e alguns atletas federados, nomeadamente o conhecidíssimo Joaquim Sousa, que só falha uma etapa do Torneio .ComMapa se lhe for totalmente impossível.” E prossegue: “Num pedaço de mapa onde não seria possível colocar desafios muito complicados aos melhores atletas, mas perfeito para o objectivo do torneio - divulgação e iniciação à modalidade de muitos jovens e ao mesmo tempo proporcionar um bom treino aos mais desenvolvidos -, conseguimos concretizar bem os nossos objectivos.”

Referindo-se em concreto ao Torneio .Com Mapa, José Fernandes assevera que, “pelas suas características, é único no panorama nacional. Com apenas dois percursos, um de iniciação e outro de desenvolvimento, os participantes, com apenas uma inscrição, podem fazer os dois e inclusivé repetir, para tirar dúvidas, testar novas abordagens ou apenas para melhorar o seu tempo. O próprio traçador de percursos pode participar, como aconteceu comigo e não é por isso que deixa de se cometer pequenos erros. Este Torneio é uma nova abordagem da Orientação, sem cariz competitivo, onde todos os participantes, independentemente do seu grau de desenvolvimento, da sua idade ou sexo, têm a oportunidade de um excelente convívio e de verificarem o seu posicionamento relativamente aos seus referenciais.” Uma última nota, não menos importante: “A etapa de hoje foi mais uma boa jornada e com ela ficou trabalho preparado para os professores das escolas da região, que têm a Orientação como uma das suas modalidades, e aí efectuarem actividades nas próximas semanas.”



Resultados completos, análise de resultados e fotos em http://newspontocom.blogspot.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

Sem comentários: