terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

OS VERDES ANOS: JOÃO RATO




Olá.

Eu sou o João Pedro Tabanez Rato, tenho 15 anos, vivo em Pinhal Novo e frequento o 10º ano numa escola profissional (ATEC, Palmela). Nos meus tempos livres gosto de jogar computador, ver televisão e passear.

Estou neste mundo que é a Orientação desde 2007. Comecei a interessar-me por esta modalidade graças ao professor Daniel Pó que me convidou para ingressar nos treinos de Orientação na Escola Secundária do Pinhal Novo. Andei um ano no Desporto Escolar até que, em 2009, decidi entrar para um clube, tendo-me filiado na ADFA.

A minha primeira prova foi na Base Aérea de Alcochete, na qual “pastei” a sério. Mas como para primeira prova - e logo sozinho! - me correu bem e nem “mp” fiz ,fiquei contente. Pela ADFA a minha primeira prova foi em Arraiolos, acho, na “pré-época” do ano 2009, a qual me correu bastante bem.

Em 2010 passei a ir às provas todas e ainda fiquei mais interessado na modalidade. Neste primeiro ano consegui ficar em sexto lugar individual nas provas de Taça de Portugal, e conseguimos (eu e a minha equipa), o segundo lugar no Campeonato Nacional de Estafetas.

Quanto aos meus objectivos no desporto, espero conseguir algum dia ficar no pódio nacional, ou até mesmo ser Campeão. Os meus objectivos este ano são ir aos Mundiais de Desporto Escolar, e conseguir ficar nos primeiros dez classificados nacionais. Devo dizer que este ano passei para o primeiro escalão de competição (Juvenis) e as diferenças são grandes a nível das distâncias e de dificuldade técnica.

Quanto aos meus objectivos profissionais, espero acabar este curso de Electrónica, Automação e Computadores de nível 3, e logo de seguida tirar o nível 4 na parte de Automação para entrar na Faculdade. E por fim tirar o curso de Engenharia numa destas áreas.

Quero agradecer aos meus colegas de equipa da ADFA, principalmente ao meu colega e grande amigo Filipe Augusto, pois motiva-me a ir treinar e puxa por mim sempre. Também gostava de agradecer ao Jacinto Eleutério e ao Tiago Romão que se têm esforçado pelos jovens do nosso clube. E por último, mas um dos mais importantes, ao nosso treinador, o Professor Daniel Pó.

João Rato

1 comentário:

Filipe Augusto disse...

Estou orgulhoso do meu amigo João Rato pelo empenho que ele tem mostrado por esta modalidade!