quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PORTUGAL O' MEETING 2011: A GRANDE FESTA ESTÁ PRESTES A COMEÇAR




Com o casario da Ribeira do Porto em pano de fundo, decorreu ao final da manhã de hoje, a bordo do navio Milénio, a Cerimónia de Apresentação da décima sexta edição do Portugal O' Meeting. Um evento que teve no lançamento do livro Crónicas Norte Alentejano O' Meeting 2010 um dos seus pontos altos.


O salão do navio Milénio foi pequeno para acolher todos aqueles que fizeram questão de marcar presença na Cerimónia de Apresentação do Portugal O' Meeting 2011 que teve lugar esta manhã. Na plateia, muita gente ilustre ligada à modalidade e ao Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, entre os quais Vítor Dias e António Pinto, embaixadores do evento. Na mesa de honra, para além de Sérgio Figueira, Director de Comunicação e Relações Internacionais da DouroAzul, um dos principais apoiantes desta organização, marcaram presença Ana Manteigas, Fernando Gorgulho e Martinho Azinheira, vereadores, respectivamente, da Câmara Municipal de Portalegre, Crato e Alter do Chão, o jornalista e experiente orientista Manuel Dias e ainda Joaquim Margarido.

Prova maior do Calendário nacional e um dos mais conceituados eventos de Orientação do Mundo, o Portugal O' Meeting decorre este ano entre os dias 5 e 8 de Março, espalhando o perfume da Orientação por três municípios do Norte Alentejano: Alter do Chão, Crato e Portalegre. Esta será para o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos a repetição de idêntica responsabilidade, oito anos volvidos sobre a edição levada a cabo pelo clube em Paredes de Coura e Viana do Castelo. Os números da edição de 2011 começam a ter uma configuração que permite adivinhar um evento de altíssimo nível, com um total de 1365 atletas de 27 países inscritos até ao momento e numa altura em que o número de estrangeiros ultrapassa já o milhar. Com 164 atletas, o principal escalão de competição masculina – Elite – é o mais participado, agrupando 9 dos 20 melhores atletas do Mundo, entre os quais o francês Thierry Gueorgiou, sete vezes Campeão do Mundo e actual líder do ranking. Quanto às senhoras, o escalão de Elite regista um total de 77 participantes, das quais 7 estão na lista das melhores vinte do mundo, nomeadamente a suiça Simone Niggli, dezassete vezes Campeã Mundial e líder incontestada do ranking neste momento.


A maior riqueza do Alentejo é a natureza

Uma nota de agradecimento pelo “apoio incondicional” dos municípios de Alter do Chão, Crato e Portalegre, “sem o qual era impossível organizar este evento”, marcou o início da intervenção do Presidente do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos. De seguida, Fernando Costa fez questão de explicar o porquê do Norte Alentejo como palco privilegiado das grandes organizações do clube da Senhora da Hora. Com efeito, “a maior riqueza do Alentejo é a natureza e a Orientação tem uma ligação íntima com a natureza. É a busca dessa riqueza em estado puro que nos leva ao encontro daquela região”, disse. Fazendo a ponte com o Norte Alentejano O' Meeting, a “menina dos olhos” do clube desde o seu lançamento em Nisa (2007), aquele dirigente manifestou uma enorme satisfação ao afirmar que “este ano fizemos dois em um, uma vez que a prova do terceiro dia, pontuável para o ranking mundial, será designada Norte Alentejano O' Meeting. Ou seja, teremos a quinta edição do Norte Alentejano O' Meeting e ao mesmo tempo a décima sexta edição do Portugal O' Meeting.”

Referindo-se aos índices de participação, Fernando Costa destacou os mais de mil estrangeiros que estarão presentes em Portugal, salientando que “não são um grupo que vem participar numa marcha e onde acabam todos ao mesmo tempo. São estrangeiros que vêm para competir, são todos cronometrados individualmente e no final terão todos um tempo, uma marca.” E deixa uma questão: “Qual é o evento que traz a Portugal mil estrangeiros? É isto que é Portugal O' Meeting, um evento de alto nível que queremos manter e valorizar.”


Acreditarmos e lutarmos por aquilo que temos

Também os vereadores do Crato e Portalegre usaram da palavra. Fernando Gorgulho não quis deixar passar a oportunidade para salientar que “o facto de estarem três municípios envolvidos neste evento é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, sabendo divulgar um espaço que acolhe e recebe de braços abertos todos aqueles que promovem a Orientação.”

Também Ana Manteigas, na qualidade de Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Portalegre e “elo de ligação entre a Câmara e o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos” não quis deixar de manifestar o seu orgulho por “ver um grupo nortenho que encontra no Alentejo potencialidades naturais, que vê aquilo que temos de mais belo que é a nossa paisagem.” Lendo nisto um exemplo de capacidade e de entrega, Ana Manteigas enfatizou a “necessidade de nós, alentejanos, acreditarmos e lutarmos por aquilo que temos.”


Uma janela aberta sobre as Crónicas

Após uma singela cerimónia destinada a homenagear António Pinto, recordista europeu da Maratona (Londres, 2000) e embaixador do evento, seguiu-se a apresentação do livro “Crónicas Norte Alentejano O' Meeting 2010” pelo conceituado jornalista e orientista emérito, Manuel Dias. Num discurso vivo e emotivo, Manuel Dias procurou “abrir uma janela para espreitar dois ou três traços do perfil do Autor”, salientando que “ele está no meio de nós a falar ou a correr aqui, mas está também do lado de lá a observar o que se passa deste lado. Pessoas com quem convivemos, todas as semanas, na floresta e que julgávamos já não terem segredos para nós, são por ele entrevistadas e lá se levanta o véu sobre uma faceta que nem imaginávamos. Terrenos que pisámos vezes sem conta passam no crivo da sua máquina fotográfica e revelam-nos pormenores e ângulos absolutamente novos.”

Os dados estão lançados. As Crónicas estão aí para serem saboreadas e o Portugal O' Meeting é já “ao virar da esquina”, naquilo que será, seguramente, mais uma enorme festa da Orientação nacional. Tudo para continuar a acompanhar em http://www.gd4caminhos.com/eventos/pom2011/ ou aqui, no seu Orientovar. 



Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
  

2 comentários:

Almeida disse...

Mais uma prova de que é possível atingir a excelência e ser-se voluntário.
Votos dos maiores êxitos para todos vós.
Abraço

Gino disse...

Com muita pena minha não pude estar presente...
Lá estaremos no POM'2011.
JM reserve aí um exemplar da nova obra.
Bom trabalho e boa sorte para os Companheiros do GD4 Caminhos.
Abraço